A Minha Receita Médica

Actualmente difunde-se a ideia de que os medicamentos genéricos são iguais aos originais. A fim de verificar esta ideia, fui ao site do INFARMED (autoridade do estado que fiscaliza as farmácias e os medicamentos) procurar medicamentos, fabricados por diferentes empresas, mas vendidos nas farmácias, como iguais. Ao acaso, escolhi 6 cujas composições ordenei alfabeticamente, para melhor entender, e que, de acordo com o INFARMED, são as que se seguem:
Proposta – Vejam bem as composições dos 6 medicamentos e verifiquem se algum é igual.
Medicamento 1
celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose 2910 (5cps), hipromelose 2910 (6cps), anónimo, lactose monohidratada, laurilsulfato de sódio, silica coloidal anidra, talco.
Medicamento 2
amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, anónimo, povidona, sílica coloidal anidra, talco, triacetato de glicerol.
Medicamento 3
ácido cítrico anidro, amarelo sunset, aroma tutti-frutti, citrato de sódio, glicerol, goma xantana, anónimo, lecitina, sacarina sódica, sacarose, sorbato de potássio.
Medicamento 4
ácido cítrico anidro, aroma de laranja, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, anónimo, lactose, laurilsulfato de sódio, povidona, sacarina sódica, sacarose, sílica coloidal anidra.
Medicamento 5
dióxido de titâneo, gelatina, hipromelose, anónimo, lecitina, macrogol 600, maltitol, opacode NS-78-18011, opacode S-1-7020, povidona, shellac, sorbitano, sorbitol, tocofersolano, vermelho ponceau.
Medicamento 6
celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, hidroxipropilcelulose, hipromelose, anónimo, laurilsulfato de sódio, macrogol 400, opadry white 06B28499, sílica coloidal anidra, talco.
Pois é, não se encontra aqui qualquer medicamento que se possa dizer igual. Destes 6 medicamentos acima descritos, um é original e os outros 5 são genéricos; mas nenhum é igual.
Apesar de todos serem diferentes, pretendem alguns farmacêuticos e politicos que se o médico receitar uma marca, por ex:
Médicontacto----------------1 cp. de 12 em 12 h (Embalagem Grande);
o farmacêutico possa vender qualquer um dos 6 medicamentos acima(5 deles genéricos e um original), ou dos muitos mais genéricos, que existem no mercado.
No entanto são todos diferentes, todos têm composição diferente, diferentes constituintes, diferentes principios, diferentes acções.
A concepção dualista aqui proposta é que se passe da distinção errónea entre original e genérico para a dualidade: medicamento recomendado pelo médico, documentado na respectiva receita versus medicamento não recomendado pelo médico mas que foi vendido sem a necessária receita médica.