A Regra de Pareto e a Matriz de Patrício

O ser humano, por natureza, sempre tem procurado obter os máximos resultados com os mínimos recursos; os máximos benefícios com mínimos custos; os maiores objectivos com os menores esforços. Entre muitas técnicas de gestão, a Regra de Pareto, de fácil entendimento e compreensão, tem ajudado aos desígnios do ser humano. Realmente, compreender que 20% das causas são responsáveis por 80% das consequências é facilmente intuído por qualquer gestor. Por exemplo, para um gestor de armazém, compreender que 80% dos produtos armazenados correspondem apenas a 20% das vendas e 20% dos produtos em armazém correspondem a 80% das vendas é intuitivo e permite organizar a gestão desse armazém; para um estudante, compreender que 80% da matéria abordada nas aulas corresponde apenas a 20% das perguntas do exame e 20% da matéria abordada nas aulas corresponde a 80% das perguntas do exame, permite organizar a gestão do seu estudo.
A Regra de Pareto é importante mas, mais importante, é compreender que se 20% das causas são responsáveis por 80% das consequências, então 80% das causas são responsáveis por apenas 20% das consequências. Quando entre as causas e as consequências há um elemento comum, um elemento associativo de ligação, ou união entre causas e consequências, então é possível traçar uma matriz, a Matriz de Patrício, cuja quantificação em rácios ou indicadores de gestão fornece informação acrescentada aos tomadores de decisão. A Matriz de Patrício consiste numa matriz matemática multidimensional que basicamente pode ser simplificada a uma tabela de duas entradas. Assim simplificada, a Matriz de Patrício pode ser representada pelas causas, em colunas, e as consequências, em linhas.
A Regra de Pareto pode implicar na relação 20/80 mas também 30/70 ou 40/60 ou quaisquer outras; de acordo com esta relação, assim será a Matriz de Patrício; mas é de considerar que, por exemplo, a Regra de Pareto pode ter a relação de 20/80 para as causas e 30/70 para as consequências; também é valido para o inverso ou qualquer outra relação; isso irá determinar e condicionar a Matriz de Patrício.
Se considerarmos como padrão absoluto a relação de Pareto 20/80 tanto para as causas como para as consequências, então surgirá o padrão da respectiva Matriz de Patrício, o padrão de ouro, o gold-standard, o padrão absoluto, como se segue:
 
 
Causas
 
 
Grande causa
(20%)
Pequena causa
(80%)





Consequências
Grande consequência
(80%)
80/20 = 4
(a)
80/80 = 1
(b)
 
Pequena consequência
(20%)
 
20/20 = 1
(c)
 
20/80 = 0,25
(d)
- Assim, a sensibilidade que detecta as consequências das grandes causas é: S = a/a+c, esta sensibilidade detecta a capacidade, ou probabilidade, de uma grande causa conduzir a uma grande consequência.
- A especificidade que detecta as consequências das pequenas causas é: E = d/b+d, esta especificidade detecta a capacidade, ou probabilidade, de uma pequena causa conduzir a uma pequena consequência.
- O valor preditivo positivo das consequências: VPP = a/a+b, este indicador ou rácio revela a proporção ou percentagem de grandes consequências, que é esperado encontrar, na totalidade das causas relacionadas com grandes consequências.
- O valor preditivo negativo das consequências: VPN = d/c+d, este indicador ou rácio revela a proporção ou percentagem de pequenas consequências, que é esperado encontrar, na totalidade das causas relacionadas com pequenas consequências.
- É importante salientar que vários outros rácios ou indicadores de gestão poderão ser definidos e encontrados a partir desta matriz.
É também muito importante salientar que estes valores dizem apenas respeito a uma relação de Pareto de 20/80, definida como absoluta, como um padrão ouro, tanto para as causas como para as consequências, tanto para as linhas como para as colunas, e se qualquer um destes padrões ouro for alterado, então também os valores padrão encontrados e definidos, terão de ser alterados.
Assim, tendo em atenção a Matriz padrão de Patrício, para uma Regra de Pareto em colunas e linhas, de 20/80, tem-se como valores padrão:
S = a/a+c = 4/4+1 = 4/5 = 0,8
E = d/b+d = 0,25/1+0,25 = 0,25/1,25 = 0,2
VPP = a/a+b = 4/4+1 = 4/5 = 0,8
VPN = d/c+d = 0,25/1+0,25 = 0,25/1,25 = 0,2
Estes são alguns dos valores padrão para uma regra de Pareto de 20/80 em linhas e colunas. Poderão ser definidos, na Matriz de Patrício, outros rácios ou indicadores mas também outros valores padrão e para tal basta que a Regra de Pareto considerada seja diferente; como 30/70 ou 40/60, nas linhas ou nas colunas.
Após esta explicação teórica será interessante a aplicação prática da Matriz de Patrício a situações de gestão como se segue:
1- Uma situação de gestão cuja Regra de Pareto implica que 80% dos produtos armazenados são responsáveis por 20% das vendas e 20% dos produtos armazenados são responsáveis por 80% das vendas em associação com outra aplicação da Regra de Pareto na qual 80% dos compradores são responsáveis por adquirir 20% dos produtos armazenados e 20% dos compradores por 80% dos produtos armazenados. Nesta situação, para elaborar a Matriz de Patrício, os compradores funcionam como as causas e os produtos armazenados como as consequências. Se numa situação em concreto os valores encontrados se desviarem do padrão (S=0,8; E=0,2; VPP=0,8; VPN=0,2) então o gestor responsável terá de analisar a origem dessa discrepância. Por exemplo, se um grande comprador adquirir a totalidade dos produtos que vendem pouco, então haverá pequenos compradores a adquirir produtos que vendem muito. O estudo destas situações permitirá melhorar a interface da empresa com os seus clientes.
2- Como variável da situação anterior será interessante aplicar a Regra de Pareto para valores de 30/70 ou 40/60.
3- Outra situação de gestão com aplicação da Regra de Pareto e Matriz de Patrício consiste em aplicar a uma situação de um estudante em que 80% das perguntas de exame incidem sobre 20% da matéria das aulas e 20% das perguntas de exame incidem sobre 80% da matéria das aulas e o estudante sabe que 80% do seu tempo de estudo deverá incidir sobre 20% da matéria das aulas que será objecto de 80% das perguntas de exame e 20% do seu tempo de estudo deverá incidir sobre 80% da matéria das aulas que será objecto de apenas 20 % das perguntas de exame.
Os casos práticos de aplicação da Regra de Pareto e Matriz de Patrício são imensos; em cada caso concreto será efectuada a respectiva matriz que será comparada com o padrão escolhido (20/80; 30/70; 40/60) e definido pela regra de ouro mas sem esquecer a importância de definir previamente quais serão as causas e as consequências. A discrepância entre os resultados em concreto e a comparação com o padrão da matriz, levarão a uma reflexão e adequação da melhor estratégia.
                  Doutor Patrício Leite, 28 de Abril de 2015